top of page
  • Foto do escritorSara Mendonça

Pilates com bola: 5 exercícios simples

Atualizado: 23 de out. de 2023

Com certeza já ouviu falar da bola de pilates! Esta famosa bola é um acessório de pilates bastante conhecido e um aliado útil para tornar as aulas mais desafiantes e divertidas. Fique a conhecer 5 exercícios que pode fazer com ela.


Apesar de não ter sido criada por Joseph Pilates, o inventor do método, a bola de pilates depressa ganhou o seu espaço. A bola de pilates, ou bola suiça, foi utilizada pela primeira vez no século passado, mas depressa se espalhou pelo mundo, sendo hoje em dia, o mais conhecido e utilizado dos acessórios de pilates. Para além de dar uma dinâmica diferente à aula, a sua correta utilização ajuda a tornar um determinado exercício mais fácil ou então, pelo contrário, mais desafiante.


Apresento-vos aqui 5 dos muitos exercícios com bola que aplico frequentemente nas sessões de pilates por mim orientadas:


1 - Inclinação do tronco com bola:

Posição Inicial: De joelhos no colchão, com uma mão apoiada na bola posicionada ao nosso lado. A perna do lado contrário à bola deve estar esticada;

Descrição do Exercício: Suba o braço contrário à bola e incline o tronco na direcção desta. Quando o tronco inclina deve também afastar a bola para o lado. Ao inclinar o tronco inspire e ao retornar à posição inicial, deite o ar fora.


2 - Agachamento com bola à frente:

Posição Inicial: Em pé com as duas mãos em cima da bola. A bola encontra-se apoiada no colchão à nossa frente.

Descrição do Exercício: Deve agachar, dobrando os joelhos e levando as nádegas para trás. Ao mesmo tempo que agacha, deve levar à bola à frente. Inspire na posição inicial e deite o ar fora ao agachar.


3 - Extensão dos joelhos com bola no ar:

Posição Inicial: Deitada/o de barriga para cima com a bola entre as pernas. A bola deve estar no ar com os joelhos e ancas dobrados a 90 graus.

Descrição do Exercício: Estique os joelho levando a bola para cima. Inspire na posição inicial e expire ao esticar os joelhos.


4 - Ponte glútea com bola:

Posição Inicial: Deitada/o de barriga para cima com a bola debaixo dos joelhos. As mãos devem estar apoiadas no colchão;

Descrição do Exercício: Eleve a bacia como demonstrado na figura. Inspire na posição inicial e expire ao elevar a bacia.


5 - Abdução da anca em cima da bola:

Posição inicial: Deitada/o de lado com o tronco bem apoiado em cima da bola. A mão e joelho do lado de baixo do corpo devem estar apoiados no colchão.

Descrição do Exercício: Mantenha a posição e eleve a perna de cima como demonstrado na figura. Inspire na posição inicial e expire ao elevar o membro.


Muitos mais exercícios existem, quer com bola, quer com os outros acessórios de pilates existentes. Não é à toa que o pilates é uma forma de exercício com bastante sucesso em todo o mundo, pois através de exercícios simples e desafiantes conseguem-se excelentes resultados no bem-estar, postura, força, mobilidade, flexibilidade e na prevenção e tratamento de dores crónicas. Pronta/o para experimentar?


Obrigada por lerem,


Sara Mendonça

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na FisioAjuda - Especialistas na Coluna, Funchal

________________________________________________________


Conheça-nos melhor em: https://www.fisioajuda.pt/

Morada: Rua Vale da Ajuda 96 - Funchal (ao lado da Farmácia da Ajuda)

Telefone: 964 422 523 ou 291 782 327




185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page