top of page
  • Foto do escritorSara Mendonça

Joseph Pilates. Conheça a incrível história do criador do pilates.

Atualizado: 20 de jul. de 2022

Sabia que o método de pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates? Saiba mais sobre a incrível história deste homem que deixou um legado na história do exercício, tendo influenciado a vida a milhões de pessoas em todo o mundo!


Joseph Pilates

O início de vida

Joseph Humbertus Pilates nasceu em Mönchengladbach, na Alemanha, em 1880. Teve uma infância difícil, marcada pela asma, raquitismo e febre reumática. Filho de um pai ginasta e de uma mãe naturopata, cedo foi influenciado para a prática de exercício físico como forma de recuperar a sua saúde e condição física. Começou desde logo o estudo do corpo humano e a prática de diversas modalidades desportivas incluindo a ginástica, o yoga, a musculação e as artes marciais. Foi tanta a sua dedicação ao objectivo de alcançar um corpo perfeito que aos 14 anos já era modelo para livros de anatomia, tendo feito também participações no circo como “estátua grega viva”. O ideal que viria a seguir para a sua vida seria o conhecido ideal grego – mente sã em corpo são.



Pilates aos 57 e aos 82 anos.

I Guerra Mundial

Joseph Pilates foi boxeador profissional, tendo dado aulas de auto-defesa aos polícias da britânica Scotland Yard. Estava em Inglaterra aquando da I Guerra Mundial e como alemão que era (inimigo das forças aliadas) foi preso. Apesar das poucas condições de saúde que eram oferecidas, de forma a manter a melhor condição física e mental possíveis, Pilates praticava com os companheiros uma rotina de exercícios diária, tendo o cuidado de adaptá-los aos colegas com condições de saúde mais frágeis, inclusive aos acamados.


Ida para os Estados Unidos da América

Depois de terminada a guerra voltou para a Alemanha onde trabalhou alguns anos a treinar polícias alemães, dançarinos e outros profissionais ligados ao exercício. Em 1925, decide emigrar para os Estados Unidos com a sua esposa Clara, enfermeira de profissão. Juntos, abriram o primeiro estúdio em Manhattan, Nova Iorque, no mesmo edifício em que estavam alojados inúmeros estúdios de dança. Muitos dos bailarinos profissionais que participavam nas suas aulas tornaram-se seus discípulos e espalharam o método pela América e por todo o mundo. Em 1966 ocorreu um incêndio grave no estúdio, e Pilates ao tentar salvar os seus pertences, caiu através do piso queimado. Foi resgatado pelos bombeiros, mas pensa-se que as consequências do incêndio terão contribuído para sua morte no ano seguinte, em 1967, aos 87 anos.



Joseph Pilates numa das suas aulas.

Evolução do Método

Os exercícios originais sofreram diversas alterações ao longo dos tempos, havendo hoje em dia uma grande variedade de diferentes tipos de aula de pilates. Nos anos 90, os fisioterapeutas apercebendo-se das vantagens deste método na promoção de saúde e bem-estar e também no tratamento de diversas patologias, principalmente nas relacionadas com a coluna, adaptaram os exercícios originais, tendo por base a evidência científica, de forma a se adequarem a todas as pessoas que desejam melhorar a sua saúde. E foi assim que o método de pilates, realizado em grupo ou em sessões individuais, tornou-se um aliado importante na saúde, tendo já mudado a vida de milhões de pessoas em todo o mundo!


E é assim a história de um homem que influenciou e continua a influenciar vidas em todo o mundo! Despeço-me com uma frase de Joseph: "Uma boa condição física é o primeiro requisito para a felicidade."


Obrigada por lerem,


Sara Mendonça

Sara Mendonça

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na FisioAjuda - Especialistas na Coluna, Funchal


Conheça-nos melhor em: https://www.fisioajuda.pt/

Morada: Rua Vale da Ajuda 96 - Funchal (ao lado da Farmácia da Ajuda)

Telefone: 964 422 523 ou 291 782 327



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page