top of page
  • Foto do escritorInês Ataíde Silva

A sua coluna é feliz? Dicas da Osteopata Inês Silva

Atualizado: 20 de out. de 2023

Esta é uma pergunta que nos faz parar, pensar, refletir e repensar as nossas rotinas. O meu nome é Inês, sou Osteopata e vou ajudá-lo a responder a esta questão.



Os nossos ossos são tecidos vivos, isto é, tem a capacidade de se regenerar quando sofrem uma fratura e tem a capacidade de se renovar diariamente. No caso da nossa coluna, vamos ter um conjunto de pequenos ossos (vértebras) em cima uns dos outros que juntos permitem que consigamos ficar na posição ereta e que nos consigamos mover - dobrar, rodar e inclinar o tronco.


A coluna vertebral é divida por 5 regiões, a região cervical, dorsal, lombar e por último o sacro e cóccix. No total a coluna tem 24 vértebras: 7 vértebras cervicais, 12 vértebras dorsais e 5 vértebras lombares. O sacro e o cóccix são ossos únicos formados por vértebras que se fundiram logo após a nascença.



5 dicas para conservar a saúde da nossa coluna!

Para manter a coluna saudável é importante adotar algumas alterações no nosso estilo de vida. Deixo aqui 5 dicas úteis:

  1. Beber água com regularidade, pois permite uma boa hidratação das articulações e otimiza a troca de substâncias importantes para o tecido ósseo;

  2. Sentar de forma adequada no sofá e na cadeira do escritório;

  3. Praticar alguma atividade física que permita dar movimento e reforçar a coluna;

  4. Fazer alongamentos direcionados à coluna;

  5. Consultar um Osteopata no máximo de 6 em 6 meses.


Qual é o papel do osteopata na saúde da coluna?

Primeiramente, é importante salientar que a nossa coluna é a parte central de todas as funcionalidades gerais do nosso corpo, é através dela que saem os ramos de comunicação para o nosso cérebro, músculos, órgãos vitais, artérias e veias, por isso, é do nosso maior interesse que tudo esteja a funcionar e sem bloqueios!

O Osteopata vai avaliar o corpo e perceber onde existem zonas de tensão e de sobrecarga, para depois tratar e equilibrar toda a coluna.

A Osteopatia é um tratamento que pode ser feito em colunas que já tiveram alguma intervenção cirúrgica ou que tenham alguma doença degenerativa, como por exemplo, artroses ou calcificações ósseas, osteoporose, hérnia discal, como também em colunas com escoliose, hipercifose e hiperlordose. Para cada uma destas situações clínicas existem técnicas especificas para tratar o paciente. Porque cada caso é um caso e os pacientes são todos diferentes.


Conclusão

A coluna é um estrutura bastante complexa e móvel sendo a sua saúde imprescindível ao nosso bem-estar. O nosso estilo de vida vai determinar, em grande parte, a saúde da nossa coluna, por isso pequenos hábitos como beber água ou praticar atividade física podem fazer toda a diferença. A Osteopatia é também altamente recomendada para manter a coluna feliz e livre de dor, sendo eficaz em vários tipos de situações. A Osteopatia é segura mesmo em colunas fragilizadas pela idade ou que já sofreram uma intervenção cirúrgica, existindo técnicas específicas para cada caso.


Respeitando estas diretrizes de saúde é possível ter uma coluna feliz, sempre.


Gostou das dicas deste artigo? Clique em https://www.fisioajuda.pt/ para nos conhecer melhor!

.

Obrigada,

Dra. Inês Ataíde Silva - Osteopata

.

FisioAjuda – Especialistas na Coluna

964 422 523 | 291 782 327

Rua Vale da Ajuda 96, 9000-116 Funchal

.




89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page