Tendinite no Ombro: Qual o tratamento mais eficaz?
- Sara Mendonça
- 25 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de mai.

A tendinite no ombro é uma das causas mais comuns de dor entre os adultos, afetando a qualidade de vida, o desempenho no trabalho e a prática de atividade física. Neste artigo vamos falar sobre as as diretrizes clínicas mais recentes no tratamento da tendinite do ombro. Estas foram publicadas em 2025 pela revista científica JOSPT - Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy.
O Que é a Tendinite do Ombro?
A tendinite do ombro, também chamada de tendinopatia da coifa dos rotadores acontece quando os tendões que estabilizam a articulação do ombro e permitem os seus movimentos, sofrem uma sobrecarga, inflamação ou degeneração – algo comum em pessoas que fazem movimentos repetitivos com os braços, como ao fazer trabalhos manuais, desporto ou tarefas domésticas do dia a dia. A tendinite do ombro causa dor ao elevar os braços, ao fazer esforços (como pegar em pesos) e muitas vezes causa dor ao deitar-se na cama sobre o lado afetado.

Qual o melhor tratamento?
Segundo a revista científica JOSPT, a evidência é clara: a primeira linha de tratamento da tendinite do ombro deve ser a Fisioterapia - mas atenção, não uma qualquer!
Segundo as recomendações clínicas:
- O fisioterapeuta deve prescrever exercício terapêutico desde o início (controlo motor, fortalecimento e treino de resistência) — grau A de recomendação (forte evidência).
- O fisioterapeuta deve aconselhar o utente sobre a sua condição, estratégias de gestão da dor e adaptações que deve fazer na sua rotina.
- O fisioterapeuta pode usar técnicas complementares como terapia manual para alívio da dor a curto prazo.
- O fisioterapeuta não deve usar modalidades passivas como o ultrassom terapêutico, pois não demonstram eficácia comprovada.
E os Medicamentos?
Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser úteis para alívio sintomático, mas não substituem o papel central da fisioterapia. Infiltrações devem ser reservadas para situações específicas e não devem ser a primeira opção de tratamento.
O que fazemos na FisioAjuda?
Como sabe, nem toda a Fisioterapia é feita da mesma forma. Na FisioAjuda, gostamos de trabalhar 1 para 1 (1 fisioterapeuta para 1 paciente durante toda a sessão), o que nos permite usar o tempo para realizar técnicas de terapia manual que são bem eficazes no alívio da dor. Costumamos recomendar um plano de exercícios simples e adequados à sua situação que poderá fazer em casa e que não tomará demasiado do seu tempo. Os exercícios são muito importantes para que a dor não volte a aparecer quando retomar os seus esforços normais do dia a dia. Poderão ser dadas recomendações e todas as suas dúvidas serão respondidas. Normalmente as sessões serão feitas 1 vez por semana ou quinzenalmente.

Conclusão
Se tem dor no ombro ou conhece alguém com esta condição, a mensagem é clara: procure um fisioterapeuta. A evidência científica mais recente confirma que a fisioterapia é o tratamento de primeira linha para a tendinite do ombro, sendo uma solução eficaz, segura e sustentável para recuperar a sua qualidade de vida.
Na FisioAjuda dispomos dos serviços de Fisioterapia, Osteopatia, Massagem e Pilates Clínico em grupo ou individual. Conte connosco!

Gostou deste artigo? Clique em https://www.fisioajuda.pt/ para nos conhecer melhor!
Obrigada por lerem,
Sara Mendonça
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates
___________________________________
FisioAjuda – Especialistas na Coluna
964 422 523 | 291 782 327
Rua Vale da Ajuda 96, 9000-116 Funchal

Referência:
Desmeules, F., et al. (2025). Rotator Cuff Tendinopathy: Diagnosis, Nonsurgical Medical Care, and Rehabilitation: A Clinical Practice Guideline. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, 55(4), 265-282.
Comments