top of page
  • Foto do escritorSara Mendonça

Dor lombar: o pilates é recomendado pelos médicos, porquê?

A dor lombar, ou dor no fundo das costas, é um problema bastante comum. Esta pode ser extremamente debilitante e afetar significativamente a qualidade de vida. É por isso, que muitos médicos e fisioterapeutas, recomendam o Pilates como parte de um tratamento eficaz para a dor lombar. O meu nome é Sara, sou fisioterapeuta na FisioAjuda, no Funchal. Neste artigo, vou explorar as razões pelas quais o pilates é uma escolha frequente entre os profissionais de saúde para ajudar a aliviar e prevenir a dor lombar.



O exercício como tratamento

Quando sofremos de dor lombar, é comum a tendência de evitar o movimento, na tentativa de prevenir o desconforto. No entanto, essa inatividade pode enfraquecer os músculos da coluna, piorar a dor a médio-longo prazo, e levar a outros problemas de saúde. Devido a isso, as pessoas que têm dor nas costas geralmente são aconselhadas pelo médico a fazer "mais exercício" e a "manter-se ativas". Existem boas razões para este conselho. O exercício é de longe uma das abordagens de tratamento mais estudadas e os estudos apontam consistentemente o exercício como um dos tratamentos mais eficazes que existe para a dor lombar. Esta é a razão pela qual a maioria dos médicas de todo o mundo recomenda o exercício regular para pessoas com dor nas costas. [1]


Porquê o Pilates?

O método Pilates, desenvolvido nos anos 1920 por Joseph Pilates, oferece uma abordagem holística que trabalha a estabilidade do tronco, força, flexibilidade, controlo muscular, postura corporal e respiração. [2] Devido à sua eficácia no bem-estar e saúde, o Pilates tornou-se uma ferramenta valiosa para os fisioterapeutas de todo o mundo, que o adaptaram para criar o Pilates Clínico. Este tipo de Pilates foi concebido para tratar condições de saúde específicas, como a dor lombar. Clique aqui para conhecer alguns exercícios deste método.

Um estudo realizado em 2022, tendo por base 9.710 pacientes, comparou diferentes tipos de exercício e o seu impacto na dor lombar. Os resultados foram esclarecedores: todos os tipos de exercício demonstraram benefícios no alívio da dor lombar, mas o Pilates (feito duas vezes por semana) destacou-se como a opção mais eficaz, tanto na redução da dor quanto na melhoria da capacidade funcional (veja o gráfico abaixo). [3]



Conclusão

O exercício físico é sem dúvida uma arma poderosa contra a dor lombar, e o Pilates é de entre os vários tipos de exercício o que apresenta maior eficácia nesta condição de saúde. Se sofre de dores nas costas, não hesite em procurar um acompanhamento especializado nesta área. Na FisioAjuda, no Funchal, temos à sua disposição os serviços de Fisioterapia, Massagem, Osteopatia e Pilates. No Pilates, pode optar pela nossas aulas de grupo ou por um acompanhamento mais individualizado, sempre com a orientação especializada de uma fisioterapeuta.


Gostou deste artigo? Clique em https://www.fisioajuda.pt/ para nos conhecer melhor!


Obrigada por lerem,


Sara Mendonça

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

_________________________


FisioAjuda – Especialistas na Coluna

964 422 523 | 291 782 327

Rua Vale da Ajuda 96, 9000-116 Funchal




Referências:

[1] «Low back pain: Why movement is so important for back pain», em InformedHealth.org [Internet], Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG), 2019. Acedido: 20 de outubro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK284944/

[2] M. J. Pereira et al., «Benefits of Pilates in the Elderly Population: A Systematic Review and Meta-Analysis», Eur. J. Investig. Health Psychol. Educ., vol. 12, n.o 3, Art. n.o 3, mar. 2022, doi: 10.3390/ejihpe12030018.

[3] R. Fernández-Rodríguez et al., «Best Exercise Options for Reducing Pain and Disability in Adults With Chronic Low Back Pain: Pilates, Strength, Core-Based, and Mind-Body. A Network Meta-analysis», J. Orthop. Sports Phys. Ther., jul. 2022, doi: 10.2519/jospt.2022.10671.



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page