top of page
  • Foto do escritorSara Mendonça

Dor no pescoço? Descubra a melhor almofada para si.

Olá, sou a Sara, fisioterapeuta da Clínica FisioAjuda - Especialistas na Coluna, localizada no Funchal. Hoje quero falar-vos sobre um tema sobre o qual muitas vezes sou questionada "Sara, qual é a melhor almofada para dormir?". Esta pergunta é muitas vezes feita por pessoas que sofrem de um problema bastante comum - a dor cervical, também conhecida como dor no pescoço. Vamos lá então explorar este tema!



A importância de uma boa almofada

Um aspecto crucial a ser considerado quando se trata de prevenir e aliviar as dores no pescoço é a escolha da almofada certa. O uso de uma almofada inadequada, que não oferece um suporte adequado para o pescoço e os ombros, pode ter um impacto negativo na posição correta da coluna cervical, resultando em dor no pescoço, desconforto ao acordar, problemas de mobilidade no pescoço e uma qualidade de sono comprometida.

Em busca da almofada perfeita

Existem muitos tipos de almofadas disponíveis no mercado, e todas elas prometem ser a melhor opção para alinhar corretamente a coluna cervical, reduzir a dor no pescoço e melhorar a qualidade do sono. No entanto, é importante entender que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes. Portanto, é essencial considerar alguns fatores ao escolher a melhor almofada para si:

  1. Material: Segundo estudo de 2021, se tiver dor cervical, as melhores almofadas para dormir são as que contêm látex no seu interior. Pelo contrário, as almofadas de penas, são as que apresentam piores resultados. No estudo, as pessoas que dormiram com estas almofadas tiveram maior probabilidade de acordar com sintomas. O estudo sugere que as almofadas de penas providenciam um menor suporte à cervical durante o sono, afectando desta maneira a qualidade do sono e um aumento dos sintomas ao acordar [1];

  2. Formato: Existe no mercado uma grande panóplia de formatos de almofadas à escolha. As comummente chamadas "almofadas ortopédicas", com formatos que se adaptam à coluna, apesar de mais caras, ainda não demonstraram ser mais eficazes do que as almofadas ditas "comuns" a nível do alívio da sintomatologia e qualidade do sono. Mais estudos deverão ser feitos nesta área [1] ;

  3. Altura: Recomendações indicam que a altura ideal da almofada está entre os 10 e os 12 cm [1];

  4. Firmeza: Uma almofada mais macia pode ser mais confortável e bem tolerada, principalmente numa fase inicial de utilização, contudo uma almofada mais firme é mais eficaz na manutenção do alinhamento da coluna. Contudo este é um parâmetro que depende muito da sua preferência pessoal [1];


Já sei que almofada usar e agora?

É importante salientar que a escolha da almofada adequada não é a única causa para a dor cervical, nem o único tratamento. Existem várias causas para a dor no pescoço, incluindo posturas prolongadas no trabalho, lesões, stress, entre outras. Por outro lado, o tratamento para a dor cervical não se limita apenas à escolha da almofada correta. Para prevenir e aliviar efetivamente a dor no pescoço, é necessário adotar uma abordagem abrangente. Isto inclui dormir e alimentar-se bem, reduzir os níveis de stress, fazer pausas durante o trabalho para aliviar a tensão no pescoço, praticar exercício físico regular, nomeadamente um que ajude a fortalecer os músculos do pescoço como é o caso do pilates e procurar a ajuda de um fisioterapeuta qualificado. Essas medidas combinadas podem contribuir significativamente para a prevenção e o tratamento da dor cervical, promovendo uma melhor qualidade de vida. Para conhecer melhor a nossa fisioterapia em casos de dor cervical clique aqui. Na FisioAjuda, para além do serviço de fisioterapia, pode contar também com os serviços de Osteopatia, Pilates e Massagem.




Conclusão

Em resumo, a escolha adequada da almofada é crucial para prevenir e ajudar no alívio da dor cervical. Considerar fatores como material, formato, altura e firmeza é essencial. No entanto, é importante lembrar que a almofada correta não é a única solução para uma cervical livre de dor. Uma abordagem abrangente, incluindo hábitos saudáveis, exercícios e orientação de um profissional especializado, é necessária para obter resultados duradouros no alívio da dor e melhoria da qualidade de vida e no tratamento da dor cervical.


Gostou deste artigo? Clique em https://www.fisioajuda.pt/ para nos conhecer melhor!

Obrigada por lerem,


Sara Mendonça

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

___________________________________


FisioAjuda – Especialistas na Coluna

964 422 523 | 291 782 327

Rua Vale da Ajuda 96, 9000-116 Funchal



Referências

[1]. Chun-Yiu JP, Man-Ha ST, Chak-Lun AF. The effects of pillow designs on neck pain, waking symptoms, neck disability, sleep quality and spinal alignment in adults: A systematic review and meta-analysis. Clin Biomech (Bristol, Avon). 2021 May;85:105353. doi: 10.1016/j.clinbiomech.2021.105353. Epub 2021 Apr 19. PMID: 33895703.




94 visualizações0 comentário

留言


bottom of page